13 músicas com fórmulas de compasso menos comuns (parte 2)

Complicando mais ainda suas possibilidades rítmicas para além do “1, 2, 3, 4”

Dream Theater ao vivo: o prog metal usa constantemente fórmulas de compasso mistas (crédito: divulgação)

Na semana passada falamos um pouco sobre compassos simples e compostos, e como existem formas diferentes de fazer música sem recorrer apenas ao “1 e 2 e 3 e 4”.

Hoje vamos dar uma olhada em compassos mistos e em músicas que misturam várias fórmulas de compasso. As músicas apresentadas neste post e no anterior estão compiladas também em uma playlist no Spotify.

Compassos mistos

Fórmulas de compasso mistas, como o nome sugere, indicam misturas de duas ou mais fórmulas de compasso simples ou compostas (por exemplo, 2/4 + 4/4). Como são misturas, sua acentuação é variável de acordo com como o compositor pensou em dividir as batidas.

As fórmulas de compasso apresentadas aqui são todas mais comuns em rock progressivo (e suas variantes, como o prog metal), jazz e música erudita mais contemporânea.

Vamos a alguns exemplos:

5/4

Acentuação: Pode ser uma mistura de 2/4 + 3/4 (1 – forte, 2 – fraco, 3 – forte, 4 – fraco, 5 – fraco), 4/4 + 1/4 (1 – forte, 2 – fraco, 3 – meio-forte, 4 – fraco, 5 – forte), essas somas ao contrário, entre outras

7/4

Acentuação: Pode ser uma mistura de 4/4 + 3/4 (1 – forte, 2 – fraco, 3 – meio-forte, 4 – fraco, 5 – forte, 6 – fraco, 7 – fraco), entre muitas outras

7/8

Acentuação: em geral, mistura 2/4 e 3/8 (compasso composto de 1 tempo), ou o inverso. Assim, temos: 1 (forte) e 2 (fraco) e 3 (forte) e e / 1 e 2 e 3 e e. Se usarmos sílabas para subdividir, seria algo como Taka Taka Takata.
Obs.: O vídeo a seguir tem algumas imagens fortes.


Fórmulas de compasso misturadas

Quanto mais complicada a fórmula de compasso, mais difícil fica encontrar uma música que faça uso apenas dela. A partir daqui, começa a ficar cada vez mais comum o uso de várias fórmulas diferentes.

Em outras palavras, o ritmo vira uma quebradeira total.

Começa em 7/8, vai pra 4/4 e tem várias trocas ao longo da música (às vezes 1 compasso só e já volta pra 4/4)

Alterna 9/8 misto (3/4+3/8) e 9/8 composto

Os versos e a ponte são em 4/4, porém o refrão mistura dois 7/4 e um 6/8. Apesar disso, a sonoridade é quase pop rock

Meio difícil falar desse assunto sem mencionar o Dream Theater, que mistura fórmulas de compasso em quase todas as músicas. Aqui, o riff inicial e boa parte do resto da música unem 7/8 e 3/4

Ok, já perdi a conta. Mas o Philip Glass é um dos maiores expoentes da música minimalista e sempre explora recursos rítmicos diferentes, então vale a audição!


Espero que esta pequena série de posts tenha te ajudado a ampliar seus horizontes rítmicos! Este e outros assuntos são abordados com mais profundidade no curso Teoria Musical para Compositores.

Você pode ir além e explorar misturas realmente obscuras aqui. Como mencionado no começo do post, eu também preparei uma playlist no Spotify com todas as músicas apresentadas nestes dois posts (ela é colaborativa, você pode acrescentar mais se quiser).

Dúvidas? Sugestões? Quer indicar outras músicas com essas doideiras rítmicas? Deixe nos comentários!

Autor: Thiago Schiefer

Thiago Schiefer é um compositor de São Paulo. Focado principalmente em música e efeitos sonoros para games nos últimos anos, é compositor e sound designer na Tapps Games, a maior empresa brasileira de jogos para smartphones. Criou também todos os sons para jogos como Eliosi's Hunt e Drop Dead Twice. Em sua carreira solo, lançou dois álbuns: Prototype: Freedom (2013) e Living Room Sessions (2015).

3 comentários em “13 músicas com fórmulas de compasso menos comuns (parte 2)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s